ODIVELAS, CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2020 – PORQUÊ?
UM TERRITÓRIO VOLTADO PARA OS DESAFIOS
Em Odivelas sabemos que o percurso para um território moderno, sustentável, socialmente equilibrado, economicamente atrativo e cosmopolita, passa por valorizar os recursos e, assim, potenciar a sua maior riqueza: as pessoas, as suas experiências e os seus sonhos.
A relação de Odivelas com o desporto está intimamente ligada à história do Município e da sua criação. Com 20 anos de idade celebrados em 2018, Odivelas centrou a sua abordagem ao desporto, numa primeira fase, na capacidade de construção de infraestruturas desportivas, permitindo libertar e disponibilizar uma área total de mais de um milhão e cem mil metros quadrados para equipamentos desportivos ou destinados à prática desportiva, o que corresponde a 4.5% da área total do concelho. Neste período, foram construídos equipamentos desportivos de média e de grande dimensão, designadamente o Pavilhão Multiusos de Odivelas e o Pavilhão Susana Barroso, permitindo ao concelho disponibilizar locais de prática desportiva em quantidade e qualidade assinaláveis para os seus 156 mil habitantes.
Criadas as condições de base em oferta de infraestruturas para a prática desportiva, Odivelas assume novos desafios, incidindo sobre três grandes vetores, que abrangem as três grandes áreas de promoção da prática desportiva: Desporto formal, Desporto informal e Promoção de eventos desportivos.
De uma forma concreta, em Odivelas assume-se cada vez mais a importância do desporto e da atividade física como um fator de extrema importância na promoção da saúde e bem-estar da população, na promoção turística da região, no desenvolvimento desportivo eclético e no processo de integração progressiva das pessoas com deficiência, não esquecendo a população sénior. Assim, durante este último período, as políticas municipais alavancaram todo o fenómeno desportivo local, assumindo-se o Município como um “ator” fundamental, quer na concretização de uma vasta rede de infraestruturas desportivas, quer como parceiro efetivo no processo de formação desportiva ao estabelecer contratos-programa de desenvolvimento desportivo com todas as coletividades, com total abrangência às modalidades que atualmente se praticam em Odivelas. Este apoio efetivo às várias associações desportivas, permitiu um crescimento no número de atletas federados que ascende a valores próximos dos 4.500.
O investimento no desporto formal baseado numa visão e estratégia consequentes, aliado à qualidade do trabalho desenvolvido pelas coletividades desportivas locais, permite colher resultados de excelência, com a conquista de inúmeros títulos regionais e nacionais, nas mais variadas modalidades, sublinhando-se o ecletismo, com a presença de algumas modalidades e atletas no topo do panorama desportivo nacional com especial relevância no desporto adaptado.
Apoiando-se nas coletividades odivelenses que desenvolvem um trabalho de mérito excecional na promoção do desporto para deficientes e apostados na integração de todos os cidadãos, tornámos o desporto adaptado numa das imagens de marca do Município, reconhecendo-se a sua importância, não só na prática desportiva em si, mas em todo o processo de integração. É neste propósito que o Município de Odivelas investe em vários projetos e programas reconhecidos através da Federação Portuguesa do Desporto para Pessoas Com Deficiência (FPDD) cuja sede se localiza em Odivelas.
A aposta do Município de Odivelas passa assim por dar acesso, fomentar e diversificar a oferta desportiva através da multiplicidade de programas desportivos municipais que, em rede com os agentes desportivos locais, garantam uma oferta abrangente, atrativa e efetivamente potenciadora da atividade física enquanto elemento central e identitário do território.
A motivação resultante da implementação de medidas consistentes com uma visão estratégica em que o desporto ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento do território e da identidade comunitária, reflete-se no crescimento exponencial de infraestruturas privadas de prática de atividade física, permitindo assim um crescimento ao nível da percentagem de Odivelenses, fisicamente ativos, cujo valor ronda atualmente os 49,8%.
Por esta mesma razão, Odivelas tem sido considerada como uma cidade feliz e com grande qualidade de vida, o que revela que o investimento realizado pelo Município começa a apresentar os resultados pretendidos.
A realização de grandes eventos desportivos em Odivelas revela-se como um fator decisivo, não só no contacto dos cidadãos com modalidades diferenciadas, mas também para a criação de hábitos de fruição de infraestruturas desportivas, potenciando dessa forma a sensação de proximidade e bem-estar, não perdendo de vista a perceção positiva do território e o crescimento em potencial turístico.
Apoiando-se no forte investimento por parte do Município de Odivelas na promoção e realização de eventos de massas - a Semana do Desporto, a Semana Europeia do Desporto, o Desafio Total e a Corrida da Liberdade, entre outros, mas também com a realização de competições nacionais e internacionais - como Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e diversos Campeonatos Nacionais, - Odivelas surge como um local extremamente procurado por várias Federações Desportivas que acabam por localizar em Odivelas as suas sedes, reconhecendo no território e nas suas infraestruturas desportivas, o local ideal para albergarem as suas principais competições que integram o calendário competitivo nacional e uma plataforma de excelência para o sucesso das suas organizações.