-
A CASA DA GINÁSTICA
Num investimento de 3 Milhões de Euros, pretende-se que o Pavilhão Desportivo Honório Francisco, localizado no Bairro da Codivel na Freguesia de Odivelas, se transforme na Casa da Ginástica de Portugal.
A partir de um polidesportivo descoberto e sem estruturas de apoio, a Câmara Municipal de Odivelas e a Federação de Ginástica de Portugal decidiram avançar na requalificação e modernização do equipamento apontando à sua total remodelação.
O projeto resulta da necessidade de realizar a transformação para um pavilhão desportivo direcionando-o para a prática de ginástica, apoiado por balneários/vestiários, ginásio, áreas técnicas de apoio num equipamento moderno e desenvolvido para se enquadrar numa tipologia de utilização pública.
Aproveitando esta área de implantação, optou-se por criar um segundo piso, ainda abaixo da cota da cércea do pavilhão, de forma a albergar os serviços da Sede da Federação Portuguesa de Ginástica.
Por outro lado, o projeto comporta a instalação do Centro de Alto Rendimento da Ginástica Portuguesa, um elemento diferenciador que coloca Odivelas como elemento de base a uma estratégia de desenvolvimento da modalidade.
-
ESPAÇO RADICAL DO CASTELINHO
Dirigido aos amantes dos desportos “radicais”, pretende-se criar um espaço de skate park e “BMX” atualizando o layout do existente, inserindo-o com o espaço envolvente, nomeadamente com a pista de corrida e com a Piscina Municipal de Odivelas e a Escola Secundária Adelaide Cabette.
Apetrechado com elementos de exercícios bio saudáveis, este elemento do percurso pretende reunir e concentrar várias gerações no mesmo espaço, privilegiando o diálogo inter geracional e a promoção de hábitos comunitários.
A introdução do elemento água, através de um plano de envolvente, visa a ligação com outros elementos do percurso e a valorização de um património histórico fundamental de Odivelas.
-
NOVO MERCADO DA PONTINHA | MULTIDESPORTIVO DA SERRA DA LUZ
Odivelas, pretende alargar a sua rede de equipamentos desportivos a todos os pontos do território.
A abordagem passa por aproveitar espaços livres dando-lhes uma dimensão de rede e relacionando-os com a envolvente. O Polidesportivo da Pontinha surge na dimensão em que pensamos a pratica desportiva como uma necessidade fundamental na vivencia urbana e geração de uma identidade relacionada ao desporto e à vida saudável. Multifacetado e disponível este Polidesportivo surge integrado na rede de pistas clicáveis, que se estende pelo território diversificando a oferta e generalizando a acessibilidade.
Odivelas estabelece a partir do desporto uma forma de integração social fundamental. Neste enquadramento o espaço de desporto da Vertente Sul liga Odivelas às áreas de expansão situadas a norte. Criando condições para uma pratica desportiva acessível e generalizada, intervimos no território através da instalação de equipamentos âncora ligando-os através de redes acessíveis de mobilidade ligeira e assim aumentando o potencial do território pelo Desporto e hábitos de vida saudável.
-
PARQUE MULTIDESPORTIVO NAIDE GOMES
Parque com 11000 m2, adjacente ao Complexo Desportivo Municipal e Pavilhão Multiusos, é caracterizado pela sua oferta ao nível desportivo, nomeadamente através da presença de uma pista de corrida e patins com 300m, campo polidesportivo [12x24m], dois campos de padel e respetiva instalação de apoio, pista de salto em comprimento, street workout e equipamentos bio saudáveis.
-
PARQUE URBANO DA RIBEIRADA
Uma zona verde, densamente arborizada e com uma rede de caminhos pedonais que articulam diferentes pontos da envolvente, com as funcionalidades que o espaço proporciona.
Destas funcionalidades destaca-se uma zona central de estadia com pérgula, um parque canino, um parque infantil, um conjunto de áreas relvadas com a possibilidade de múltiplas funcionalidades, zona de street workout e a presença de equipamentos bio saudáveis que complementam o circuito de manutenção.
-
REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA D. DINIS
Um projeto de requalificação urbana que aproxima o cidadão da rua, do espaço público e da possibilidade de devolver a cidade às pessoas.
A integração de vias pedonais mais generosas promove a mobilidade ligeira e o espaço de corrida informal em contexto urbano. Vocacionado para facilitar a mobilidade dos cidadãos, este projeto aponta à cidade do futuro em que o convívio entre formas de utilização das vias se faz dando prioridade ao peão, ao atleta e à bicicleta.O enquadramento paisagístico contribuirá para a recuperação e valorização das zonas verdes existentes, propondo um novo compromisso entre espaços e estimulando a sua utilização de forma saudável.
Com a instalação de uma pista de corrida em plano informal, a Avenida D. Dinis será também um espaço de promoção da corrida urbana e da caminhada, enquanto elemento de relação dos cidadãos com a cidade e os espaços urbanos.